Drivers de áudio ainda não foram lançados; Valve deve atualizar o documento conforme novidades.
A Valve, inclusive, oferece algumas notas para a instalação do Windows no Steam Deck, para facilitar a mudança de sistema operacional pelos usuários. A empresa ressalta que não há suporte para o Windows no Deck e que se algo der errado durante o processo, o recomendado é seguir as instruções de recuperação.
É importante salientar também que existem, ainda, algumas limitações para o Windows no portátil. Os drivers de áudio, até o momento, não estão disponíveis. Então até que a AMD os desenvolva, os alto-falantes e a porta de 3,5 mm para fones de ouvido não reproduzirão áudio. Outra limitação é para a versão do Windows que, por enquanto, está disponível apenas no 10. A BIOS que habilita o fTPM, necessário para o Windows 11, ainda está em desenvolvimento.
A Valve também se compromete a atualizar o documento conforme novidades surjam.
Vantagens do Windows
Instalar o Windows no Steam Deck possibilita aos usuários acessarem, por exemplo, outras bibliotecas de jogos no PC portátil, como a Epic Games Store e GOG. Isso certamente aumenta as opções aos jogadores que já possuem seus games em lojas que não sejam a da própria Valve.Outra vantagem é a possibilidade de rodar os jogos da Steam sem a necessidade de passar pela camada de compatibilidade Proton, e assim poder jogar através do Windows que proporciona um desempenho melhor em alguns jogos.
Entretanto, como já mencionado, a Valve não disponibiliza um suporte total ao Windows, então alguns recursos presentes no SteamOS não estarão disponíveis para o sistema operacional da Microsoft.
Postar um comentário